Com o crescimento do skate, surgem vastas possibilidades de layouts de pistas que podem ser criados.
“A escolha da pista mais adequada está diretamente relacionada ao perfil dos futuros praticantes, à verba e ao espaço disponível para sua construção.
Um skatepark (pista de skate) é um espaço destinado a atletas praticantes do skate, bicicletas bmx e patins. (GEMBECK, 2004). Os skateparks (pista de skate) podem ser construídos de madeira ou concreto, sendo mais viável a construção de pistas em concreto devido a sua maior durabilidade e menor recorrência de manutenções. As pistas de madeiras são viáveis para uso em pisos de concreto polidos com cobertura.
PISTA STREET
PISTA PLAZA
PISTA POOL
Esta iniciativa originou um novo layout de pistas denominado de Bowl ou Banks. As piscinas se apresentaram, não só como uma alternativa à prática do esporte, mas, sobretudo, trouxeram possibilidades de inovação nas manobras caracterizadas pela angulação de 90˚ das suas extremidades. Além disto, o formato diversificado de piscinas, com desníveis, degraus, rampas e formas sinuosas proporcionavam ao atleta um universo de possibilidades de manobras muito abrangente, fazendo com que o skate nunca se tornasse obsoleto.
Fonte: https://cutt.ly/SvPMdyO
PISTA BOWL/BANKS
“Além dos raios, várias outras propriedades são importantes de serem definidas para a construção de um Bowl ideal, tais como a altura da pista, o comprimento do flat, a dificuldade (iniciante, amador, profissional), a fluidez (depende do layout da pista) e a visibilidade do público e praticantes, podendo ser enterrada ou elevada.
Por outro lado, o formato Bowl comporta apenas um atleta por vez, enquanto as outras modalidades apresentam uma maior capacidade de atletas andando ao mesmo tempo. Os Banks são semelhantes aos Bowls, porém com alturas menores, geralmente com 2 metros de altura e não possuem um trecho vertical ao final de suas transições, como nos Half pipes e Bowls. Tanto os Bowls quanto os Banks são feitos na maioria das vezes em concreto, pois os construídos em madeira possuem uma vida útil muito curta, além de necessitar de muita manutenção e cobertura de proteção contra condições climáticas, tais como sol, chuva e umidade.
PISTA HALF PIPE
PISTA MINI RAMP
PISTA MEGA RAMPA
A rampa faz com que os skatistas cheguem a velocidade de 70 km/hora. Essa rampa consiste em uma rampa de drop (descida de 27 m) que serve para o skatista conseguir velocidade para transpor um vão livre de 20 metros de comprimento, aterrisando em uma outra rampa de intersecção que o impulsiona para um Quarter pipe vertical, que é a metade de um half-pipe vertical de mais ou menos 8 metros de altura, arremessando o skatista para fazer manobras a 16 metros do chão e voltar na mesma transição.
Ao longo dos anos foi adicionado um corrimão na parte do salto em distância. Este obstáculo tem formato de um Arco-íris, como pode ser observado na Figura. O comprimento total destas estruturas varia de cerca de 60 metros (200‘) a 108 metros (360’) (CSBK, 2016).
As estruturas da Mega rampa são feitas, geralmente, de madeira e aço. As folhas que revestem o piso são de compensado especial feito de papel e resina chamada de Skatelite, sendo este, um material hidrofóbico com uma vida útil superior aos outros materiais, podendo resistir a grandes temperaturas e a ação abrasiva das rodas dos skates.
Fontes:
http://cemporcentoskate.uol.com.br/fiksperto/frame-digital-megarampa-2012
http://globoesporte.globo.com/programas/esporte-espetacular/megarampa/noticia/2015/10/dreamland-quintal-de-burnquist-vira-parque-de-diversoes-de-skatistas.html
http://triboskate.ativo.com/noticias/oi-megarampa-2009-em-sp/
PISTA PUMP TRACK
[1] Quarter é a rampa com superfície curva imitando ¼ (um quarto) de uma circunferência.
[2] Pistas com o formato de piscinas.
[3] Drop é o movimento de descida do skatista da plataforma superior (coping) até o interior da pista (transições e flat).
[4] Borda instalada ao final da transição, no encontro com a plataforma superior, para execução de manobras.