Pista de Skate: seus tipos e características

Com o crescimento do skate, surgem vastas possibilidades de layouts de pistas que podem ser criados.

“A escolha da pista mais adequada está diretamente relacionada ao perfil dos futuros praticantes, à verba e ao espaço disponível para sua construção.

Um skatepark (pista de skate) é um espaço destinado a atletas praticantes do skate, bicicletas bmx e patins. (GEMBECK, 2004). Os skateparks (pista de skate) podem ser construídos de madeira ou concreto, sendo mais viável a construção de pistas em concreto devido a sua maior durabilidade e menor recorrência de manutenções. As pistas de madeiras são viáveis para uso em pisos de concreto polidos com cobertura.

PISTA STREET

As pistas Street são inspiradas nas ruas das cidades. Esse tipo de pista é marcado pela presença de palcos, escadarias, corrimãos, jardins, entre outros obstáculos que possam imitar uma situação semelhante às ruas. Com o crescimento do esporte e a relação do skate com o ambiente em que é praticado, várias outras modalidades foram criadas, as quais serão apresentadas nos Itens a seguir.
Pista de skate do tipo Street em concreto.

PISTA PLAZA

Com a evolução do esporte e o surgimento de rampas de salto e rampas curvas de transição, as pistas de Street sofreram algumas transformações e deram lugar às Plazas. As Plazas são pistas compostas por obstáculos de Street com rampas de transições baixas incorporadas à pista. A Plaza, assim como as pistas de Street, apresenta layouts que imitam situações reais de uma cidade. Adicionalmente as Plazas incorporam rampas com 45˚ de inclinação, quarters[1] entre outros obstáculos e elementos construtivos.
Pista Plaza em concreto. Fonte: http://skateparkoftampa.com/spot/a.aspx?ID=387

PISTA POOL

As pistas tipo Pool[2], conforme já mencionado, nasceram nos anos 70, decorrentes do esvaziamento das piscinas nos Estados Unidos. Suas paredes côncavas e inclinadas passaram a ser as novas “ondas” para os novos skatistas.
O grande skatista Stacy Peralta andando em uma pista de skate do tipo Pool.

Esta iniciativa originou um novo layout de pistas denominado de Bowl ou Banks. As piscinas se apresentaram, não só como uma alternativa à prática do esporte, mas, sobretudo, trouxeram possibilidades de inovação nas manobras caracterizadas pela angulação de 90˚ das suas extremidades. Além disto, o formato diversificado de piscinas, com desníveis, degraus, rampas e formas sinuosas proporcionavam ao atleta um universo de possibilidades de manobras muito abrangente, fazendo com que o skate nunca se tornasse obsoleto.

Fonte: https://cutt.ly/SvPMdyO

 

PISTA BOWL/BANKS

O Bowl é um tipo de pista em que o atleta não precisa tirar os pés do skate para obter velocidade, ou seja, ele não precisa “remar”. Os Bowls possuem 2 raios distintos: o raio da transição, que determinará a velocidade com que o atleta sai após um “drop”[3] e o raio da curva que determina a quão aberta ou fechada será a curva em questão.
“Além dos raios, várias outras propriedades são importantes de serem definidas para a construção de um Bowl ideal, tais como a altura da pista, o comprimento do flat, a dificuldade (iniciante, amador, profissional), a fluidez (depende do layout da pista) e a visibilidade do público e praticantes, podendo ser enterrada ou elevada.
Outra vantagem do formato Bowl, foi a localização da plateia. As piscinas vazias proporcionavam maior visibilidade de todo o espetáculo. Em torneios, este layout ampliava a possibilidade de maior número de público. No caso da pista Street, em que os obstáculos são colocados ao nível do chão, torna-se necessário o uso de arquibancadas para a acomodação da plateia, em caso de grandes eventos. O layout tipo Bowl traz vantagens construtivas, uma vez que sua estrutura se apoia diretamente sob o solo, eliminando a necessidade de formas de fundo e diminuindo os efeitos das variações térmicas ambientais, as quais podem provocar fissuras no concreto.
Snake Bowl de concreto em Goiânia,GO.

Por outro lado, o formato Bowl comporta apenas um atleta por vez, enquanto as outras modalidades apresentam uma maior capacidade de atletas andando ao mesmo tempo. Os Banks são semelhantes aos Bowls, porém com alturas menores, geralmente com 2 metros de altura e não possuem um trecho vertical ao final de suas transições, como nos Half pipes e Bowls. Tanto os Bowls quanto os Banks são feitos na maioria das vezes em concreto, pois os construídos em madeira possuem uma vida útil muito curta, além de necessitar de muita manutenção e cobertura de proteção contra condições climáticas, tais como sol, chuva e umidade.

Fonte: http://www.curtamais.com.br/goiania/parque-marcos-veiga-jardim-inaugura-maior-e-mais-moderna-pista-de-skate-de-goiania-e-espaco-para-esportes-radicais

PISTA HALF PIPE

Com a criação de rampas, um novo estilo de skate surgiu, revolucionando o esporte. Surgiu então os Half pipes (meio – cano) que são pistas, assim como o nome já diz, no formato da metade de um cano.
A Figura acima mostra que a pista tipo Half pipe possui 2 quarters e um flat. Uma diferença notável dos Half pipes para as Mini ramps (Próximo item), além da altura é de que nos Half pipes deve haver um trecho de 90ᵒ ao final das rampas de transição (quarter) e antes do coping. Os Half pipes, diferente dos Bowls, são encontrados em sua maioria feitos de madeira, pois absorvem melhor o impacto dos atletas que são lançados a mais de 3 metros de altura pelas transições. Nestes casos, é utilizada a madeira skatelite, devido a suas características de alta resistência e por proporcionar mais velocidade aos atletas. Os Half pipes são constituídos por transições altas com altura superior a 2,5 metros. Com isso, um novo modelo de pista surgia.

Fonte: http://globoesporte.globo.com/programas/verao-espetacular/noticia/2012/02/revelacao-do-skate-monta-pista-de-r-150-mil-para-decolar-na-carreira.html

PISTA MINI RAMP

As Mini ramps, são basicamente Half pipes com transições menores, tornando a prática mais fácil, consequentemente difundindo mais ainda a prática do esporte. As Mini ramps podem ser construídas de madeira ou concreto. São muito utilizadas devido a sua versatilidade de dimensões, podendo ser instalada em lugares pequenos tais como quintais de casa etc.
Mini Ramp com estrutura metálica e cobertura em compensado naval. Fonte: https://overallengenharia.com.br/portfolio-copy

PISTA MEGA RAMPA

A Mega rampa surgiu nos Estados Unidos onde é chamada de Big Air (Grande Aéreo), medindo 110 metros de extensão e 27 metros de altura, sendo, este tipo de rampa, a maior rampa do mundo.
Devido às suas características singulares, este tipo de rampa é desmontável, podendo ser transportada e montada em várias partes do mundo. A primeira vez que ela foi trazida para a América do Sul foi em 2008, no Brasil, montada no Sambódromo do Anhembi, em São Paulo.
Mega Rampa montada no Brasil.

A rampa faz com que os skatistas cheguem a velocidade de 70 km/hora. Essa rampa consiste em uma rampa de drop (descida de 27 m) que serve para o skatista conseguir velocidade para transpor um vão livre de 20 metros de comprimento, aterrisando em uma outra rampa de intersecção que o impulsiona para um Quarter pipe vertical, que é a metade de um half-pipe vertical de mais ou menos 8 metros de altura, arremessando o skatista para fazer manobras a 16 metros do chão e voltar na mesma transição.

Ao longo dos anos foi adicionado um corrimão na parte do salto em distância. Este obstáculo tem formato de um Arco-íris, como pode ser observado na Figura. O comprimento total destas estruturas varia de cerca de 60 metros (200‘) a 108 metros (360’) (CSBK, 2016).

Corrimão Arco íris

As estruturas da Mega rampa são feitas, geralmente, de madeira e aço. As folhas que revestem o piso são de compensado especial feito de papel e resina chamada de Skatelite, sendo este, um material hidrofóbico com uma vida útil superior aos outros materiais, podendo resistir a grandes temperaturas e a ação abrasiva das rodas dos skates.

Fontes:
http://cemporcentoskate.uol.com.br/fiksperto/frame-digital-megarampa-2012
http://globoesporte.globo.com/programas/esporte-espetacular/megarampa/noticia/2015/10/dreamland-quintal-de-burnquist-vira-parque-de-diversoes-de-skatistas.html
http://triboskate.ativo.com/noticias/oi-megarampa-2009-em-sp/

PISTA PUMP TRACK

As pistas de skate do tipo Pump track são caracterizadas por serem auto-acelerável devido a presença de uma série de lombadas que são utilizadas pelo praticante para acelerar a velocidade por meio de movimentos corporais. Além disto, estas possuem um trajeto com curvas e rampas que permitem percorrê-lo em uma velocidade contínua, sem que se necessite pegar impulso ou remar. Este tipo de pista pode ser construído em madeira, concreto ou cobertos com asfalto ou cimento queimado, o que permite o uso por todos os tipos de esportes com rodas, como bicicleta, patins e o próprio skate. A característica principal destas pistas é a alta fluidez e velocidade atingida pelo skatista. Este tipo de pista possibilita que mais de um atleta ande ao mesmo tempo. Suas bordas são em sua maioria feitas de concreto, não havendo a presença de coping[4] .
Pump track em pavimento asfáltico

[1] Quarter é a rampa com superfície curva imitando ¼ (um quarto) de uma circunferência.
[2] Pistas com o formato de piscinas.
[3] Drop é o movimento de descida do skatista da plataforma superior (coping) até o interior da pista (transições e flat).
[4] Borda instalada ao final da transição, no encontro com a plataforma superior, para execução de manobras.

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